Quinta-feira, 23 de Julho de 2009

Do texto que o Corcunda escreveu sobre a encíclica Caritas in Veritate, retive o início:

 

A mais recente encíclica papal suscitou muita controvérsia e muitas tentativas de apropriação da direita e da esquerda. Os erros que são conhecidos a quem não tem uma fonte para o pensamento, os que não reconhecem a existência de normas acima de si próprios, são evidentes: a direita desprovida de quadros normativos aprecia no texto o apelo à libertação do Estado, ao fim das tarifas meramente proteccionistas, da defesa da propriedade, da economia local e comunitária, enquanto que a esquerda pula de felicidade pela crítica ao valor intrínseco do mercado, pela defesa dos direitos dos trabalhadores, pelas responsabilidades sociais das empresas.
Toda esta discussão é absolutamente indiferente, pela simples razão de que aquele que não parte da Mensagem não possui a mínima capacidade de apreciar o documento como explicação e proposta inspirada por Cristo.

 

De facto, a tentativa de "ideologização" da Mensagem, e de todas as consequências que tem na vida comunitária, é o rosto da inexistência de referências exteriores e anteriores às ideias das cartilhas partidárias - situação em que se encontra uma parte muito significativa da própria Igreja. Sinal dos tempos, em que tudo é remetido para o imaginário de uma humanidade artificial, regida por leis que procedem de uma filosofia morta, que não procura mais a sabedoria da Verdade mas envereda pelo caminho da fantasia utópica. Só assim se pode compreender o que o Corcunda diz e conseguir chegar ao essencial: quem destruiu a filosofia? Quem a tomou de assalto? Quem lhe usa indevidamente o nome? E a certeza absoluta que temos é que não foram nem são, certamente, os que há séculos buscam a Deus.



publicado por Afonso Miguel às 00:15 | link do post | comentar

escudo_ASC
facebook-button twitter-button
Posts recentes

!

comentários recentes
Afonso Miguel não desista! Muita força para contin...
Filhos de Ramires não desistem.
O que faz o Afonso Miguel aí? Faz o que fazem as t...
A propósito de "trendy"...http://www.youtube.com/w...
Reduzir a despesa do Estado - as famosas gorduras ...
As Missas ordinárias que passam na TV são bem o es...
Estas Missas televisionadas de Domingo são um autê...
Ora nem mais. Adivinhaste o meu pensamento. É exac...
E os fiéis em palhaços de circo... Pobre senhora.
Está a ser uma excelente leitura. Aguado o outro. ...
arquivos
Tags

aborto(1)

arquitectura(7)

bento xvi em portugal(19)

filosofia(23)

fsspx - roma(29)

geral(80)

história(69)

liturgia(165)

maçonaria(36)

monarquia(68)

música(13)

planeta dos macacos(44)

política(307)

religião(468)

todas as tags

blogs SAPO
RSS