Sábado, 20 de Junho de 2009

Confesso que, em parte, não compreendo o barulho e as ameaças feitas à Fraternidade de São Pio X por ocasião das anunciadas ordenações sacerdotais que Monsenhor Galarretta realizará na Alemanha, já no final deste mês. A FSSPX, levantadas as excomunhões que recaiam sobre os bispos de Lefebvre, continua a carecer de estatuto canónico para qualquer actividade que desenvolva, especialmemte a sacramental, pelo que condenar estas ordenações e não tomar a mesma atitude para o resto é acto hipócrita e desproporcionado.

 

Quando a Santa Sé retirou o fardo que pesava nos ombros da Fraternidade, de forma a proporcionar o debate que ambas as partes acordaram e para dar um inequívoco sinal de compreensão do "estado de necessidade", sabia bem que a FSSPX não cessaria a administração dos sacramentos, a pregação, o trabalho pela salvação das almas. O Santo Padre levantou as excomunhões e, embora não tenha autorizado absolutamente nada, não seria de esperar que a vida da Fraternidade ficasse em suspenso depois da dita "compreensão". Quando um sacerdote da FSSPX oferecer hoje a Santa Missa, perdoar os pecados ou baptizar, a sua acção será sacramentalmente válida, mas continuará canonicamente ilícita. Roma sabia que assim seria e tem aceitado (definitivamente compreendido) esta situação com a ausência de procedimentos contra. Se outra atitude fosse tomada sem uma aceitação do prolongamento daquele "estado de necessidade", tudo seria vão e se quebraria no dia seguinte ao levantamento das excomunhões.

 

É por isso que é inadmissivelmente incoerente que os bispos alemães venham ameaçar com penas quem participe naquelas ordenações. Se querem fazer valer a ilegitimidade formal do acto (já esclarecida pela Santa Sé), teriam de já ter aplicado o mesmo critério ao restante. As suas intenções são claramente contrárias à "compreensão" de Roma e terá de ser o Santo Padre a pedir contas aos bispos modernistas e não à FSSPX. Se o fizer à Fraternidade, terá de ser por todos os sacramentos e não apenas pela consagração dos sacerdotes alemães, possibilidade que me parece, no mínimo, pouco plausível...

 

Tudo se resume num ataque deliberado à Tradição e aos esforços de diálogo que se iniciaram. O ataque estende-se, por ligação directa, a Bento XVI. O mesmo Bento que, na carta que endereçou ao episcopado sobre o levantamento das excomunhões, frisou o papel dos seminários da FSSPX. Nunca o teria feito se o resultado da sua existência (ordenações) não pudesse ter lugar.

 

***

 

*na foto: ordenação de treze padres do Seminário de São Tomás de Aquino, ontem no Winona (EUA).


Tags:

publicado por Afonso Miguel às 15:59 | link do post | comentar

2 comentários:
De Portal União a 16 de Julho de 2009 às 01:01
O Apóstolo São Paulo, quando preso, incentivava a pregação, mesmo tendo contendas e briguinhas entre os grupos. O importante é que o Cristo fosse anunciado.

Essas ordenações sacerdotais são legítimas pois estes largaram tudo para segui-Lo. Estes farão com Cristo seja anunciado.

Portanto, nem cabe aqui discutir se são legitimas ou não.

São legítimas sim!

Anunciar Cristo está acima de tudo!

Parabéns a FSSPX por obedecer mais a Deus do que a homens!

A salvação das almas está acima de tudo. É caso de urgência, não de disciplina!

DFLD


De Anónimo a 26 de Julho de 2010 às 05:08
Sem querer entrar em outras questões, apenas um reparo: as confissões de padres da FSSPX não são apenas ilícitas, são também inválidas, pois a jurisdição é necessária para a validade da confissão.


http://wdtprs.com/blog/2008/07/guest-contribution-qa-with-the-pont-comm-ecclesia-dei-about-sspx-schism-and-sacraments/


Comentar post

escudo_ASC
facebook-button twitter-button
Posts recentes

!

comentários recentes
Afonso Miguel não desista! Muita força para contin...
Filhos de Ramires não desistem.
O que faz o Afonso Miguel aí? Faz o que fazem as t...
A propósito de "trendy"...http://www.youtube.com/w...
Reduzir a despesa do Estado - as famosas gorduras ...
As Missas ordinárias que passam na TV são bem o es...
Estas Missas televisionadas de Domingo são um autê...
Ora nem mais. Adivinhaste o meu pensamento. É exac...
E os fiéis em palhaços de circo... Pobre senhora.
Está a ser uma excelente leitura. Aguado o outro. ...
arquivos
Tags

aborto(1)

arquitectura(7)

bento xvi em portugal(19)

filosofia(23)

fsspx - roma(29)

geral(80)

história(69)

liturgia(165)

maçonaria(36)

monarquia(68)

música(13)

planeta dos macacos(44)

política(307)

religião(468)

todas as tags

blogs SAPO
RSS