Terça-feira, 21 de Abril de 2009
A apreciação das palavras de D. José Policarpo feita no passado Domingo pode ser melhor compreendida com este exemplo:

Há tempos, no decorrer da mediática polémica sobre as palavras do Bento XVI acerca do preservativo, um sacerdote católico foi confrontado na TVI24 com uma telespectadora que lhe perguntou o que fazer nos casos de cultura poligâmica em África. Dizia a senhora que, em determinados territórios daquele continente, existe uma tradição familiar assente nessa forma de relação e organização, o que facilita a propagação do vírus da SIDA caso o preservativo não seja usado. E questionava ainda se seria aceitável que as crianças nascessem infectadas por causa da "proibição" de contraceptivos por parte da Igreja.

A estas interpelações senis, o sacerdote (professor de teologia na Universidade Católica Portuguesa) respondeu que, atendendo a esse factor cultural, haveria lugar para considerar a situação como um "mal menor", sendo por isso preferível o uso do preservativo de modo a prevenir o contágio. Mais: disse ser esta a posição da Igreja que, não defendendo a distribuição daquele método, o admite nestas circunstancias embora lembrando sempre que é falível.

Eis como, deturpando a Doutrina e fazendo crer que essa deturpação corresponde ao que o magistério papal verdadeiramente ensina sobre a matéria, se transformam as palavras do Santo Padre em algo que, em absoluto, não são. Foi o que fez o Patriarca de Lisboa, embora de uma outra forma bem mais rebuscada e inteligente: colocou-as no campo da eficácia do contraceptivo em lugar de as ler na sua real matriz, que é a da moral. Uma matriz que levaria o sacerdote em questão a condenar, em primeiro, a cultura poligâmica, ao invés de admiti-la como legitima no seu modernista argumento do "mal menor".

E o que deve continuar a revoltar-nos é que um é Príncipe da Igreja e o outro lecciona aos futuros padres das nossas pobres dioceses, enquanto atentam gravemente contra a missão do Sumo Pontífice.

Tags:

publicado por Afonso Miguel às 20:05 | link do post | comentar

3 comentários:
De Magdalia a 21 de Abril de 2009 às 22:22
Bem...

A Igreja condena o uso do método contraceptivo; mas orienta católicos.

Uma pessoa que vive em situação de poligamia, não segue os ensinamentos da santa Igreja, pelo que, usar ou não o preservativo é aqui irrelevante.

Se não está disposto a mudar de comportamento, no que à sexualidade se refere, bem como à concepção de matrimónio que tem, então a discussão nem sequer se deve colocar, visto que tal pessoa usar ou não o preservativo é realmente o que menos importa. Já violou a lei de Deus ao louvar e viver um casamento poligâmico. O uso do preservativo é só uma consequência, embora grave claro, de uma violação maior, a violação do santo sacramento do matrimónio monogâmico, sagrado e indissolúvel.

O que muitos dos pseudo-católicos se esquecem é que a Igreja, como mãe e mestra, orienta os seus filhos. A Igreja não obriga os que a não querem seguir.

Vivam os católicos em coerência com a sua fé, é o que a Igreja nos pede.


De Afonso Miguel a 21 de Abril de 2009 às 22:26
Exactamente. Há toda uma questão anterior. Pelos visto, agora fiz-me entender. Mas que fazer a esta nossa hierarquia?...


De Magdalia a 21 de Abril de 2009 às 22:34
Eu já o tinha entendido antes! De resto, partilho integralmente a sua posição.

O João é que não nos compreendeu bem, tal como não percebeu as reais intenções do senhor cardeal... Enfim.


Comentar post

escudo_ASC
facebook-button twitter-button
Posts recentes

!

comentários recentes
Afonso Miguel não desista! Muita força para contin...
Filhos de Ramires não desistem.
O que faz o Afonso Miguel aí? Faz o que fazem as t...
A propósito de "trendy"...http://www.youtube.com/w...
Reduzir a despesa do Estado - as famosas gorduras ...
As Missas ordinárias que passam na TV são bem o es...
Estas Missas televisionadas de Domingo são um autê...
Ora nem mais. Adivinhaste o meu pensamento. É exac...
E os fiéis em palhaços de circo... Pobre senhora.
Está a ser uma excelente leitura. Aguado o outro. ...
arquivos
Tags

aborto(1)

arquitectura(7)

bento xvi em portugal(19)

filosofia(23)

fsspx - roma(29)

geral(80)

história(69)

liturgia(165)

maçonaria(36)

monarquia(68)

música(13)

planeta dos macacos(44)

política(307)

religião(468)

todas as tags

blogs SAPO
RSS