Quinta-feira, 21 de Julho de 2011

Ao ler este texto de Mons. Williamson sobre o filme "Música no Coração" não posso deixar de sentir que, independentemente de qualquer posição do prelado acerca do nacional-socialismo, acabou por escrever uma boa paródia sobre o drama em que os tradicionalistas vivem. Nós, os "nazis" da praça, que defendem coisas tão simples como a ordem e a disciplina naturais, perfeitamente caricaturados num filme que tem pouco de ingénuo. A noviça, de aspecto modernista e atitude rebelde, toma uma posição muito clara contra a ordem e a disciplina da família e salva as crianças dos valores metaforizados na tirania barbara dos niilistas. Uma contradição pegada, claro está, mas que serve o propósito. No fundo, uma Igreja protestantizada rendida ao espírito do mundo, personificada numa Maria von Trapp ao estilo CVII.



publicado por Afonso Miguel às 15:34 | link do post | comentar

2 comentários:
De Manuel MPR a 21 de Julho de 2011 às 17:29

The nuns in The Sound of Music, I seem to recall, helped shelter the von Trapps from the Germans. You can’t help wondering: if Bishop Williamson had been the convent chaplain, would the family have managed to escape?


Caro Afonso, não posso deixar de considerar que é por coisas destas que eu advogo a total separação do Integralismo Lusitano da Action Française e de todos os tipos de nacionalismo extra-ibérico. Acho que esta diabolização de um filme familiar, querido e lamechas - que nada tem a ver com a Modernidade, é a típica historiazinha popular de "rebelião mansa", tão própria do folclore europeu e católico - é exageradíssima.


De Afonso Miguel a 21 de Julho de 2011 às 21:20
Caro Manuel,

Percebo o que quer dizer e sabe que concordo. Mas o filme não é nada ingénuo e é passível de uma leitura destas. Para mais, a ressalva sobre possíveis posições de Williamson está feita e a possibilidade de adaptação à situação concreta que refiro é tentadora.


Comentar post

escudo_ASC
facebook-button twitter-button
Posts recentes

!

comentários recentes
Afonso Miguel não desista! Muita força para contin...
Filhos de Ramires não desistem.
O que faz o Afonso Miguel aí? Faz o que fazem as t...
A propósito de "trendy"...http://www.youtube.com/w...
Reduzir a despesa do Estado - as famosas gorduras ...
As Missas ordinárias que passam na TV são bem o es...
Estas Missas televisionadas de Domingo são um autê...
Ora nem mais. Adivinhaste o meu pensamento. É exac...
E os fiéis em palhaços de circo... Pobre senhora.
Está a ser uma excelente leitura. Aguado o outro. ...
arquivos
Tags

aborto(1)

arquitectura(7)

bento xvi em portugal(19)

filosofia(23)

fsspx - roma(29)

geral(80)

história(69)

liturgia(165)

maçonaria(36)

monarquia(68)

música(13)

planeta dos macacos(44)

política(307)

religião(468)

todas as tags

blogs SAPO
RSS