Domingo, 3 de Julho de 2011

 

O padre Virgílio Antunes, novo bispo eleito de Coimbra, que está neste momento a ser ordenado em Fátima, disse em entrevista ao programa Ecclesia da RTP 2:

 

“A Igreja de hoje não se apresenta como senhora e dona de toda a verdade”, salienta D. Virgílio Antunes, acrescentando que a “verdade do Evangelho” de que é portadora “é para pôr ao dispor das pessoas”, pelo que “tem de as ouvir”.

 

Há-de o prelado explicar se a Igreja alguma vez se arrogou em "senhora e dona" da verdade, bem como se não devemos nós estar ao dispôr do Evangelho e não o contrário, sob pena de nos apropriarmos individualmente, hoje sim, dessa verdade. A recorrente dicotomia entre a Igreja do passado e a pós CVII, tão frequentemente associada ao tradicionalismo, encontra sempre espaço nas contradições profundas do discurso modernista. É o caso. Para mais, as palavras de Virgílio Antunes vão muito no sentido da negação da autoridade da Igreja como única interprete legítima da Sagrada Escritura a da mensagem evangélica. Protestantismo puro e duro, pois claro. Quase que cheira a Boff...


Tags:

publicado por Afonso Miguel às 16:47 | link do post | comentar

7 comentários:
De O Insuspeito a 3 de Julho de 2011 às 17:32
Começa mesmo bem, sim senhor!!


Para quando Bispos Católicos para a Nação Fidelíssima?


De pr a 3 de Julho de 2011 às 19:26
Irra, que já é demais! Sai Bispo, entra Bispo e é sempre a mesma coisa! Não há nenhum clérigo em Portugal que possa ser um bom Bispo?


De Rui Machado a 3 de Julho de 2011 às 21:44
Caro Afonso Miguel,

POR FAVOR!!! Alguém que trate desta doença. Eu já tenho que fazer.

É que agora vão começar a surgir mais, e mais, e mais, ...


De Afonso Miguel a 3 de Julho de 2011 às 21:54
Só de pensar nas alternativas a Policarpo me arrepio. A Igreja portuguesa padece de uma grave maleita. O comprimido tem que vir de Roma.


De Rui Machado a 3 de Julho de 2011 às 22:33
Afonso,

o que eu quiz dizer é que alguém ---leia-se leigo --- tem de tratar disto. Já percebi que nenhum clérigo em Portugal está disposto  a por ordem na casa.

 Não nos é lícito calar para não parecer faltarmos ao nosso santíssimo dever” (Pascendi Domini Gregis, 1907) e além disso, “a necessidade é tanta, já não são somente os prelados que hão-de velar pela integridade da Fé, senão 'que cada um tem a obrigação de propalar a todos a sua Fé, já para instruir e animar os outros fiéis, já para reprimir a audácia dos que não o são' (São Tomás, S. Teol., II-II, q. 10, a. 2, q. ad 2).
 
Eu só consigo tratar de um de cada vez.
 
Abraço
 


De Afonso Miguel a 3 de Julho de 2011 às 22:41
Tem razão e faz bem em lembrar o grande São Pio X e São Tomás. Este espaço tenta cumprir parte deste "santíssimo dever". É a minha modesta contribuição que teimo em manter. O que fazer mais? Falar com os que nos são próximos e fazer a devida queixa a Roma dos abusos que vão sedo cometidos, quando se figura estritamente necessário. Nestes casos de declarações públicas, como a de D. Virgílio e a também recente de D. José, a Santa Sé tem conhecimento de tudo pela comunicação social e pela blogosfera de referencia internacional. Não é pois por falta de informação que deixam de agir.

De quem anda a "tratar" neste momento?


De Rui Machado a 3 de Julho de 2011 às 22:51
Afonso,

creio ser um erro ter como pressuposto que Roma está atento. Mais, que tem poder e vontade para "resolver" alguns casos. Ou ainda, que lhe chega a informação.
TEM QUE HAVER UMA ACUSAÇÃO PARA QUE SE POSSA ABRIR UM PROCESSO- este é o meu pressuposto. Normalmente é assim que funciona. Ora, há quanto tempo está D. José a envenenar a Doutrina Católica? A omitir?

A resposta à sua pergunta segue para o seu email


Comentar post

escudo_ASC
facebook-button twitter-button
Posts recentes

!

comentários recentes
Afonso Miguel não desista! Muita força para contin...
Filhos de Ramires não desistem.
O que faz o Afonso Miguel aí? Faz o que fazem as t...
A propósito de "trendy"...http://www.youtube.com/w...
Reduzir a despesa do Estado - as famosas gorduras ...
As Missas ordinárias que passam na TV são bem o es...
Estas Missas televisionadas de Domingo são um autê...
Ora nem mais. Adivinhaste o meu pensamento. É exac...
E os fiéis em palhaços de circo... Pobre senhora.
Está a ser uma excelente leitura. Aguado o outro. ...
arquivos
Tags

aborto(1)

arquitectura(7)

bento xvi em portugal(19)

filosofia(23)

fsspx - roma(29)

geral(80)

história(69)

liturgia(165)

maçonaria(36)

monarquia(68)

música(13)

planeta dos macacos(44)

política(307)

religião(468)

todas as tags

blogs SAPO
RSS