Quarta-feira, 12 de Maio de 2010

O Santo Padre diz isto no CCB:

 

Há toda uma aprendizagem a fazer quanto à forma de a Igreja estar no mundo, levando a sociedade a perceber que, proclamando a verdade, é um serviço que a Igreja presta à sociedade, abrindo horizontes novos de futuro, de grandeza e dignidade.

 

E a comunicação social faz passar a ideia de que a Igreja tem de adaptar-se ao mundo... As palavras de Bento XVI podiam ser vistas como uma crítica ao modo essencialmente progressista como a Igreja se apresenta hoje aos homens - fruto de um certo espírito modernista que nasceu no CVII. Podiam até ser interligadas com a insistência na continuidade da Tradição versus a ruptura entre o novo e o antigo. Para isso, podia ter contribuído o seguinte:

 

"Este 'conflito' entre a tradição e o presente exprime-se na crise da verdade pois só esta pode orientar e traçar o rumo de uma existência realizada, como indivíduo e como povo".

 

Bento XVI reafirmou a vontade da Igreja em assumir uma "renovada consciência" que "assume e discerne, transfigura e transcende as críticas que estão na base das forças que caracterizam a modernidade, ou seja, a Reforma e o Iluminismo".

 

Mas não. Grande enfoque numa suposta noção de cidadania global fundada nos direitos humanos e grave (mas habitual) distorção do que continua a não interessar discutir. E logo num discurso em o Papa afirma peremptoriamente que Cristo é a Verdade!



publicado por Afonso Miguel às 14:44 | link do post | comentar

8 comentários:
De JSarto a 12 de Maio de 2010 às 15:26
Caro amigo

Em relação a esta visita, não tenho lido nada nos jornais, nem visto televisão. Prefiro segui-la pela internet, lendo em primeira mão as intervenções do Santo Padre publicadas na página oficial da CEP. Intervenções que, de resto, analfabetos funcionais, como o são boa parte dos jornalistas no activo,  não percebem.


De Afonso Miguel a 12 de Maio de 2010 às 15:35
É analfabetismo, mas não se limita a isso... e isso é que é preocupante.


De JSarto a 12 de Maio de 2010 às 15:41
De qualquer modo, hoje vislumbrei alguma ambiguidade no discurso que Bento XVI proferiu no CCB, num estilo demasiado próximo do de João Paulo II, a recordar-nos que o actual pontífice, apesar de muito amigo da tradição, é permeável a conceitos pouco tradicionais. Veja-se o caso da "civilização do amor": o que é isso, pergunto eu? Se isso for o Reinado Social do Coração de Jesus, aceito essa civilização; caso contrário, prescindo dela.

Surpresa, e grande,  foi o discurso do cineasta Manoel de Oliveira: a parte final foi mesmo notável, ao evocar os fundamentos cristãos da civilização europeia. Parecia mesmo que era Hilaire Belloc quem ali discursava.


De Afonso Miguel a 12 de Maio de 2010 às 15:51
Não o nego. Aliás, concordo consigo. As contradições parecem constantes, embora considere que se lermos atentamente os discursos e homilias de Bento XVI notamos que determinados trechos que parecem menos tradicionais podem ser melhor interpretados se lidos à luz de outras considerações expostas nos mesmos, e não isoladamente (apanágio dos media). Paracem contrários, mas não serão antes inevitabilidades de discurso que, preenchidas com outras afirmações absolutamente tradicionais, ganham novo sentido - um sentido que não sabemos hoje descortinar a não ser pela bitola a que estavamos habituados?


De JSarto a 12 de Maio de 2010 às 16:03

Eu quero crer que sim, mas isto causa não poucas confusões a muita gente menos prevenida e coloca-nos entre dois fogos: o dos sedevacantistas e o dos progressistas radicais, que usam e abusam destas ambiguidades aparentes para nos castigarem.

Sem prejuízo, eu acredito, e passe a expressão, que o grande coelho que o Papa traz na cartola, só será puxado para fora amanhã de manhã em Fátima. E é isso que definirá esta viagem, em detrimento de tudo o mais.


De Afonso Miguel a 12 de Maio de 2010 às 16:17
Certamente. As declarações à imprensa no avião indicam isso mesmo. E por isso mesmo ainda não as comentei aqui, porque amanhã terão seguimento...


De misugi a 12 de Maio de 2010 às 17:08


«A Igreja – escrevia o Papa Paulo VI – deve entrar em diálogo com o mundo em que vive. A Igreja faz-se palavra, a Igreja torna-se mensagem, a Igreja faz-se diálogo» (Enc.
Ecclesiam suam, 67). De facto, o diálogo sem ambiguidades e respeitoso das partes nele envolvidas é hoje uma prioridade no mundo, à qual a Igreja não se subtrai.
 
A igreja não tem de se adaptar ao mundo tem de "entrar em dialogo com o mundo". Palavras do Santo Padre.
 
Compreendo que tenham visto "ambiguidades" no seu discurso. Eu não vi. Vi um discurso coerente, de grande coragem e de um amor infinito por todos os homens. Um discurso só ao nível dos grandes homens.
 
Se a conclusão da comunicação social é "distorcida" e "não discute o que interssa", digam-me o que interssa discutir.
O Papa afirma que há um conflito entre o Presente e a Tradição sem dramas e sem exclusões. Apenas afirma a necessidade de diálogo.
Se há gente que se exclui´são os "tradicionalistas", que por mim são católicos, tal como eu, nem melhores, nem piores (e isto não é relativismo). Mas pela graça de Deus deixem-se da mania da perseguição, vocês não são donos da verdade, tal como eu não sou. A unica verdade é Cristo. Agora expliquem-me porque é que o vosso caminho é o certo e o meu não ?
Abraço em Cristo
 
 


De Sandro de Pontes a 15 de Maio de 2010 às 14:34

Amigos, salve Maria.

Parece-me que o coelho ficou na cartola.
Abraços,

Sandro de Pontes


Comentar post

escudo_ASC
facebook-button twitter-button
Posts recentes

!

comentários recentes
Afonso Miguel não desista! Muita força para contin...
Filhos de Ramires não desistem.
O que faz o Afonso Miguel aí? Faz o que fazem as t...
A propósito de "trendy"...http://www.youtube.com/w...
Reduzir a despesa do Estado - as famosas gorduras ...
As Missas ordinárias que passam na TV são bem o es...
Estas Missas televisionadas de Domingo são um autê...
Ora nem mais. Adivinhaste o meu pensamento. É exac...
E os fiéis em palhaços de circo... Pobre senhora.
Está a ser uma excelente leitura. Aguado o outro. ...
arquivos
Tags

aborto(1)

arquitectura(7)

bento xvi em portugal(19)

filosofia(23)

fsspx - roma(29)

geral(80)

história(69)

liturgia(165)

maçonaria(36)

monarquia(68)

música(13)

planeta dos macacos(44)

política(307)

religião(468)

todas as tags

blogs SAPO
RSS